Qual o motivo para que se instale barras ou alças de apoio nos banheiros?
70% dos acidentes domésticos ocorrem nos banheiros, pois ao se levantar um pé no banho, ficamos praticamente equilibrados no outro pé. Qualquer escorregão fatalmente irá levar a pessoa ao chão, pois não existe nada em que a mesma se apóie.
Nossa Vantagem: “o distanciamento da barra PHD é para permitir que se introduza inclusive o braço, permitindo que as duas mãos possam lavar os pés. Desvantagem de algumas barras que são comercializadas como a distância da parede ao tubo geralmente é de 4 centimentros, caso o usuário escorregue poderá ficar com sua mão presa entre a parede e a barra. É fácil deduzir, você sabem que para tirar um anel apertado do dedo utiliza espuma de sabão, aí o anel desliza e sai. Nas barras o trabalho é inverso, a mão com espuma do sabonete ou shampoo se houver um desequilíbrio ficará presa, se for por motivo de queda poderá causar fraturas.
Quais são os motivos que a barra PHD é produzida 100% com materiais não ferrosos, ou seja materiais que não enferrujam?
As barras aplicadas em banheiros, recebem umidade e na limpeza utilizam produtos corrosivos. Estes produtos provocam a deterioração do material ferroso, ou seja de ferro. Vários são os casos de pessoas ao utilizarem as barras ficarem com as mesmas na mão. O motivo é um só, as bases de fixação das barras tem de ser material não ferroso, principalmente aquelas que tem canopla para esconder os parafusos, e desta maneira as vezes não se percebe a deterioração.
As barras podem ser fabricadas em aço caborno?
Sim. Quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser de material resistente à corrosão, e com aderência, conforme ABNT NBR 10283 e ABNT NBR 11003.
Juntam bactérias no interior da canopla?

Sim é um ótimo campo para formação e cultivo de bactérias e fungos.

E na PHD não acontece?

Não, vocês podem verificar que o sistema de fixação PHD foi desenvolvido para permitir a limpeza.

Qual o motivo das alças PHD virem com parafusos de aço inoxidável com cabeça sextavada e buchas?
Se uma alça de apoio for instalada com parafusos de material ferroso, os mesmos vão enferrujar, pelos simples motivos. Ao introduzir a chave de fenda no parafusos, com o atrito abrirá campo ou seja o banho dado no parafuso poderá sair. O atrito no aperto do parafuso junto a base da alça, também causará danos nos parafusos e nas bases.
E os parafusos da PHD não provocam dano?

Não, são de aço inoxidável, com cabeça sextavada.

Qual o motivo de ter a cabeça sextavada
Ao instalar uma barra, deverá ficar perfeitamente fixada, pois no caso de paredes fracas os parafusos de fenda comum, não recebem força de aperto total. Nos parafusos de cabeça sextavada como eles são girados com chaves de boca, a pressão exercida até que o mesmo se firme, pois no aperto encontraremos a resistência da parede, e se a mesma for fraca o parafuso não fixa.
Então devemos alertar os compradores para que após a instalação, façam esforço de teste?

Sim, pois quem está no banheiro, na banheira ou no box, ao se utilizarem irão na certeza que a mesma está bem fixada.

Como podemos saber se uma barra ou alça é de boa qualidade?
Para os leigos é difícil, porém se atentarmos bem, poderemos de imediato observar pelo peso. Olhando a barra, temos de verificar se a mesma não foi produzida com material muito fino, pois se a parede do tubo for fina a barra poderá ser frágil.
Como é frágil?
As barras são fabricadas com tubos de alumínio, latão e aço inoxidável. A espessura do tubo tem grande importância na fabricação pois quando da sua industrialização o tubo sofre esforços físicos e caso as paredes sejam finas no processo industrial poderão ocorrer fissuras que a olho nu não aparecem, e no polimento haverá ainda um desgaste do material. Geralmente as barras são produzidas em latão e após um tratamento galvanoplástico, ou sejam são cromadas o que muitas vezes este banho de cromo esconde as fissuras.
Então quer dizer que a espessura do tubo deve obedecer certos quesitos?

Sim, a Barra PHD de alumínio é de 3 mm, a de latão e aço inox é de 1,58mm.

Qual o motivo da barra PHD ser totalmente produzida com materiais que não enferrujam?
Como já explicamos, a água, o sabão, o detergente, etc, são veículos que provocam agressão no ferro. Não é somente pela resistência mas também para os efeitos danosos que a ferrugem provoca nas paredes, mesmo as revestidas com azulejo, com o tempo poderemos verificar que uma mancha de ferrugem se instalará em torno da base.
As barras são testadas?

Os produtos PHD são testados em renomado instituto credenciado pelo INMETRO e somente após são comercializados.Os laudos estão disponíveis em nosso site.